Catequese

Catequese



O termo Catequese é bem amplo e abrange uma série de atividades relacionadas à formação do povo de Deus. Pela ordem, podemos citar a Catequese Batismal, que tem como objetivo preparar os pais e padrinhos para assumirem o próprio batismo e transmitirem a fé aos filhos e afilhados.

A própria celebração do batismo é uma verdadeira catequese, quando, em nome da comunidade paroquial, se acolhe os novos membros da Comunidade Cristã. A Catequese para a Primeira Eucaristia prepara crianças, adolescentes, jovens e adultos, já batizados ou não, a participarem plenamente da mesa da Eucaristia.

A catequese de perseverança é uma etapa intermediária entre a Primeira Eucaristia e a Crisma. É um tempo de aprofundamento da fé e de experiência de Jesus Cristo na comunidade paroquial. A Catequese de Crisma desperta em jovens e adultos a fé em Jesus Cristo. Desenvolver com eles a proposta cristã do testemunho da verdade, da justiça e da paz, educando-os para o compromisso e como Igreja colaborar na construção do reinado de Deus.

A Catequese de Adultos prepara pessoas adultas que desejam aprofundar a experiência de Deus pela mediação da comunidade cristã. A Catequese de preparação para o Matrimônio prepara os noivos para o Sacramento do Matrimonio e a vivência cristã em família.