Ordem ou Sacerdócio

Todos nós cristãos, pelo batismo, somos considerados participantes do sacerdócio de Cristo. Os leigos participam através do sacerdócio comum dos fiéis, pelo qual podem oferecer orações, preces e a própria vida como dom a Deus. O sacerdócio ministerial é próprio dos Diáconos, Sacerdotes ou Bispos, que têm como missão o serviço de ensinar, celebrar o culto e conduzir os fiéis.

Cada Paróquia normalmente tem um sacerdote, Pároco, como responsável. Os padres ajudantes são chamados Vigários Paroquiais. Em algumas paróquias há um ou mais Diáconos que ajudam na celebração de Batismo, Casamento e bênçãos. Alguns sacramentos só podem ser ministrados pelo sacerdote: Confissão, Eucaristia e Unção dos Enfermos.

É dever de todo cristão rezar pelo surgimento e perseverança das vocações sacerdotais e religiosas, atendendo ao pedido de Jesus: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mateus 9,38).